terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Visita a Tamera


Foi no passado dia 31/01 que me desloquei ao Biótipo de Cura - Tamera, para uma visita guiada de apresentação do projecto de criação de um modelo de Paisagem Aquática para o Baixo Alentejo.

Foi uma experiência sem dúvida enriquecedora, não só pelos conceitos apresentados, mas também pelo contacto directo com uma comunidade, dedicada a desenvolver valores comunitários com base na compreensão, paz e amor.

Obrigado a todos, por dedicarem a vossa vida a uma causa tão nobre, e por terem a coragem de continuar a acreditar nela!


"A Ecologia é o tema central num modelo global para uma Aldeia de Pesquisa pela Paz, especialmente numa altura em que a destruição da paisagem e a desertificação aceleram a uma velocidade vertiginosa. Em estreita cooperação com o especialista austríaco em Permacultura, Sepp Holzer, queremos encontrar respostas para estes problemas. Por essa razão, em Tamera (uma propriedade no Baixo Alentejo com 134 ha) está a ser desenvolvida uma paisagem aquática e um modelo de Permacultura que podem oferecer as respostas às seguintes questões ecológicas e sociais:

Como é um modelo de aldeia, não-violento e ecológico compatível com a vida dos seres humanos no planeta Terra?
Como se pode solucionar a questão da água de modo a haver água suficiente para todos e ao mesmo tempo melhorar a fertilidade do solo?
Como podem os seres humanos, animais e plantas co-existir em cooperação e harmonia?
Como se pode desenvolver a nível regional um modelo de auto-suficiência alimentar?"

Sem comentários: